Floculação
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
Floculação e Coagulação
Bento Gonçalves
2013
Química Basica Experimental - UCS
1
Floculação e Coagulação
1-Introdução:
Nesta atividade serão feitas analises( pH, acompanhamento do volume coagulado/floculado), com dois componentes químicos, para realizar a retirada de impurezas de uma amostra de água recolhida em uma lavanderia, onde se encontram detergentes e amaciantes. Para a realização da atividade serão necessários dois componentes principais, Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) e/ou FeCl3 (cloreto férrico).
Com esses dois agentes químicos será realizado o processo de floculação e coagulação, no qual será observado como se comporta a amostra em contato com essas substancias. Tem-se por objetivo está pratica, a separação das impurezas da amostra, deixando a água incolor, sem turbidez e apropriada para sua reutilização e assim observando que com as reações irão se formar partículas solidas que estarão ao final da atividade decantadas.
2- Método:
Materiais: Indicadores de pH, pinça, provetas, pipeta, amostra de água com impurezas, Al2(SO4)3
(sulfato de alumínio), FeCl3 (cloreto férrico), acido clorídrico, hidróxido de sódio.
Primeiramente foi analisado o nível de pH da amostra, que se encontrava em 7. Após ser pesquisado o método que seria utilizado foi feito três testes:
1- Em 40 ml de Efluente, foi posto 4 ml de sulfato de alumínio.
2- Em 40 ml de Efluente, foi posto 4 ml de cloreto férrico.
3- Em 40 ml de Efluente, foi posto 3 ml de sulfato de alumínio e 3mls de cloreto férrico.
Realizado os três testes, pode-se observar em que nenhuma das amostras ouve uma reação eficaz do método aplicado, então com mais um pouco de pesquisa chegou-se a conclusão de que teria que ser elevado o nível de pH da amostra. Para isso foi utilizado o hidróxido de sódio. Então foram feitas mais dois ensaios:
1- Em