eletro floculação
Ayrton Brilhante
Bruno Cosme
Damiane Garcia
Kariny Santos
Maria Aparecida
Larissa Nunes
Thaylle Rovetta
Pedro Silva
Wesley Pereira
Professor orientador: Lucas Xavier.
EEEFM “Coronel Gomes de Oliveira”.
Karinylindona2009@hotmail.com
RESUMO
A necessidade por água limpa é cada vez mais crítica no mundo. As fontes de água são constantemente poluídas por descargas de efluentes industriais ou por outras atividades causadas pelo homem, tornando o reuso de água totalmente necessário.
A eletro floculação está disponível há mais de cem anos e voltou nas últimas duas décadas como uma das técnicas mais interessantes para tratamento de água e fluentes, devido às crescentes poluições ambientais. Consiste na utilização de reatores eletroquímicos para, com utilização de corrente elétrica, gerar coagulantes por oxidação eletrolítica de um material apropriado no anodo. Os gases produzidos durante a eletrólise da água e da dissolução do metal resultam nos flocos que promoverão à eletro flotação.
PALAVRA CHAVE: Purificação, Poluição, Eletro floculação, Redução, Oxidação.
1. Trabalho realizados pelos alunos da EEEFM Coronel Gomes de Oliveira
2. Alunos do 1°V03
3. Professor de física e orientador do projeto
INTRODUÇÃO
Apenas 2,4% da água do planeta é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. O processo de floculação é um dos métodos para se tratar a água. Consiste em transformar impurezas da água em flocos mais pesados, que serão retidos posteriormente quando coados. Como experimento desse processo, utilizamos o método de eletro floculação.
JUSTIFICATIVA E MOTIVAÇAO
O famoso químico Luigi