Descontaminação da água por meio da floculação (experimento
Simular o tratamento de água por meio da eletro floculação, utilizando o sal como condutor.
Introdução
Apenas 2,4% da água do planeta é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. O processo de floculação é um dos métodos para se tratar a àgua. Consiste em transformar impurezas da água em flocos mais pesados, que serão retidos posteriormente quando coados. Como exmperimento desse processo, utilizamos o método de eletro floculação.
Material utilizado
• Bateria de 9 v • 2 pregos comuns • 2 fios de cobre(aprox. 20cm de comp.) • Garrafas do tipo jacaré • 1 béquer de 50ml • Sal, pó de café • Filtro de papel “coador de papel”
Procedimento
Foi adicionado a um béquer de 50 ml, 40 ml de água e 1 colher de chá de pó de café. Mexeu-se bem para que o pó fosse diluído com a água, com objetivo de simular água contaminada. Adicionamos uma colher de chá de sal à água. A energia de uma bateria foi ligada a dois pregos, pregos esses que foram ligados ao béquer, onde a corrente elétrica foi conduzida pelo sal na água suja, causando uma transformação química.
Resultados e discussões
Observou-se primeiramente que a água alterou sua cor, espumou constantemente e não floculou. Foi adicionado mais uma colher de sal para acelerar o processo e depois de alguns minutos a água começou a flocular. Após os flocos terem sido formados, essa mistura foi coada. Notou-se que durante o processo de filtração a água estava com uma aparência mais nítida. Se mostrando eficaz o processo.
Conclusão
Neste experimento, concluiu-se que dentre os vários processos de tratamento da água, este apresentado no