DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR ELETROFLOCULAÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR ELETROFLOCULAÇÃO
CURSO: Engenharia Civil
DISCIPLINA: Química para Engenharia 2
PROFESSOR:
Turma:
DATA: _____/_____/2014
GRUPO:
1. 4.
2. 5.
3.CLAUDIONOR BELO 6. MONYQUE SIQUEIRA
NOTA:
1. Introdução
A atividade humana, sobretudo em ambientes industriais, é uma grande agente geradora de resíduos, com sérias consequências ambientais. Além disso, por muitos anos, os seres humanos vêm utilizando de maneira insensata os mais variados recursos naturais. Esses fatores tornam a problemática ambiental uma questão de extrema urgência, que exige bastante conscientização por parte da população mundial. A educação ambiental tem um papel fundamental na formação daqueles que, num futuro próximo, arcarão com as consequências deste modo de vida.
Em vista da escassez dos recursos hídricos, atualmente estão sendo desenvolvidas diversas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas residuais. Dentre os conhecidos “processos verdes”, uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletrofloculação, também chamada de eletrocoagulação ou eletroflotação.
O método de eletrofloculação é caracterizado por instrumentação e operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.
Neste experimento, para a remoção de corantes, um eletrodo de ferro (prego) é usado para fornecer íons metálicos para a formação de hidróxido de ferro (II ou III), pouco solúvel, que absorverá o corante presente na solução. Adicionalmente, bolhas de gás são produzidas no outro eletrodo, que arrastam alguns dos flocos formados pelo hidróxido e ajudam no estágio de separação (eletroflotação). Os corantes são de uso alimentício, facilmente obtidos no comércio.
A partir deste experimento, busca-se alertar os estudantes sobre como o ser humano vem utilizando e se apropriando do mundo natural, levando a discussão para a dimensão