A dança dos elétrons
Objetivo: Estudar, por meio de materiais simples, exemplos de reações de oxirredução.
Materiais e reagentes:
2 colheres de chá
2 colheres de sopa
5 copos de vidro
Palha de aço (Bombril)
100 g de sulfato de cobre (CuSO4)
10 g de hidróxido de sódio (NaOH)
Procedimento:
1) Colocar 5 colheres de chá de sulfato de cobre e 100 mL de água em um copo. Agitar até dissolver completamente o material sólido. Esta é a solução de cobre.
2) Colocar 1 colher de chá de hidróxido de sódio (NaOH) e 50 mL de água em um copo. Agitar até dissolver completamente o material sólido. Esta é a solução de soda cáustica (hidróxido de sódio).
3) Colocar 2,5 mL dee solução de cobre e 10 mL de água em um copo. Adicionar 2,5 mL da solução cáustica. Agitar e durante 5 minutos observar. Comparar a cor resultante com a cor da solução de cobre pura. Anotar as observações. Depois, adicionar 12,5 mL da solução de soda cáustica. Agitar e durante 5 minutos observar. Comparar a cor resultante com a cor da solução de cobre pura. Anotar as observações.
4) Colocar 50 mL da solução de cobre em um copo e, a seguir, um pedaço de Bombril. Agitar e durante 5 minutos observar. Anotar as observações. Observar se a solução ficou completamente incolor após a reação com o Bombril. Se ainda restar alguma cor azul, colocar mais bombril, agitar e durante 5 minutos observar. Repetir a adição de bombril até que a solução fique incolor ou levemente amarelada. A solução incolor é a solução de ferro II.
5) Colocar 10 mL da solução de ferro II e 2,5 mL da solução de soda cáustica em um copo. Agitar e durante 10 minutos observar. Atentar para as cores que forem surgindo. Anotar as observações.
DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR ELETROFLOCULAÇÃO
Objetivo: A proposta desse experimento é demonstrar aos estudantes que a descontaminação da água pode ser realizada por eletrofloculação, por meio de um desenvolvimento prático simples. Para uso em aulas do Ensino Fundamental ou Médio, visa alertar