trabalho de medicina
ALUNOS:
MEDICINA AEROESPACIAL
Exercício Radiação
2° Período \ Ciências Aeronáuticas
1° Sem. 2015
Noturno
BELO HORIZONTE
19 de novembro de 2015
QUESTÃO 01
Quais são os tipos de radiação que existem? A radiação pode ser subdividida em corpuscular e ondulatória.
A radiação corpuscular significa que ela tem massa, ou seja, partículas como o núcleo, os prótons e os elétrons da molécula são ejetados em forma de radiação. Esse tipo de radiação é obtido pelo processo de desintegração nuclear (elétrons, pósitrons, partículas alfa, neutrinos) e outras são obtidas através de processos de fissão nuclear (nêutrons, múons, mésons). Como radiações corpusculares têm:
Radiação alfa (): Formada por dois prótons e doisnêutrons, com carga 2+ e com bastante energia cinética, a qual varia de 3MeV a 7 MeV. Aspartículas alfa são emitidas por núcleos instáveis dos átomos de Hélio (He) e têm velocidades da ordem de um décimo davelocidade da luz. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, podendo ser facilmente blindadas por uma folha fina de alumínio. Porém, quando são ingeridos ou inalados, como contaminação natural ou acidental, podem causardanos significativos na mucosa que protege os sistemas respiratório e gastrintestinal e nas célulasdos tecidos seguintes. Nesse caso, o corpo da pessoa contaminada passa a ser uma fonte radioativa.
Radiação beta ():Consiste de um elétron () ou pósitron () emitido pelo núcleo na buscando neutralidade, quando um nêutron se transforma em próton ou um próton se transforma em nêutron no núcleo do átomo,acompanhado de uma partícula neutra de massa desprezível, denominada de neutrino. O valormáximo de energia variade acordo com o núcleo radioativo onde ocorreu a transição. A penetraçãoé pequena e depende de sua energia. No tecidohumano, consegue atravessar espessuras de alguns milímetros, podendo ser usada emprocedimentos médicos na superfície da pele, e pode ser barrada com uma folha de alumínio