Trabalho de BQI e sociedade refeito
994 palavras
4 páginas
1UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU
BACHERELADO EM BIOQUÍMICA
DISCIPLINA: Bioquímica e Sociedade
PROFESSORA: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos
TURMA: 1° Período
TEMA XI
SEMINÁRIO DE BIOQUÍMICA E SOCIEDADE
GRUPO 4- RESUMO
André Vinicius Fernandes
Ferreira
Daniel Gomes Stein
Lara Cristina da Costa
Larissa Alves de Castro
Luíza Gabriella Correa da Costa
Abril/ 2015
Divinópolis/ MG
1
1
2
1. Introdução
Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares, além de estarem relacionados com o mecanismo de hereditariedade,isso é, com a capacidade que as células e os seres vivos têm de transmitir as suas características para os descendentes. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucléico,mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucléico,conhecido como RNA.os ácidos nucléicos são constituídos por três diferentes componentes:
Pentoses: São carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos.A pentose que forma o DNA é conhecida com desoxirribose,enquanto a do RNA é chamada ribose(daí os nomes desoxirribonucléico).
Bases nitrogenadas: São compostos cíclicos que contem nitrogênio.As bases nitrogenadas são cinco: Adenina, Citosina,Guanina,Timina e Uracila; destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA,enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
Fosfato: Um radical derivado da molécula da molécula do acido fosfórico,composto químico responsável pelo caráter dos ácido dos ácidos nucléicos.
2. Biografia
A descoberta do DNA ocorreu em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann
Friedrich Miescher (1844-1895).
Miescher buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular e usava os glóbulos brancos contidos no pus para suas pesquisas. Os glóbulos brancos eram um bom material pois são células que apresentam núcleo grandes e fáceis de serem isolados do citoplasma. Além disso, o pus era