Resumo livro O que sociologia do esporte Ronaldo Helal
Resumo
Na Marca do Pênalti
Otávio Augusto Gruntman
RA. 8319
Hortolândia
2015
RESUMO
Um dos capítulos do livro “O que é sociologia” de Ronaldo Helal, cita o esporte moderno como tema principal de discussão e tenta comprar qual a diferença do esporte moderno para outras épocas. O esporte moderno tem como suas principais características a secularização e a racionalização dentre outras e elas estão presente não somente no esporte e sim na vida social moderna.
A secularização é um processo que envolve algo religioso e após um certo tempo passar a ser algo profano. O esporte no passado era praticado por tribos tribais sem elas saberem, em seus rituais, na caça e na luta eram realizados movimentos inespecíficos do esporte atual. Na Grécia Antiga os jogos Olímpicos além de ser um evento esportivo era principalmente um momento para homenagear os deuses.
O esporte moderno ao contrário desse esporte do passado surgiu sem nenhum vinculo com a religião, ele surgiu após Revolução Industrial com as pessoas da alta classe. Porém com esse surgimento a igreja já questionava os praticantes de eventos esportivos, pois eles eram geralmente praticados aos finais de semana e a igreja dizia que isso poderia desviar a atenção dos seus fiéis. Com o passar do tempo podemos analisar que o esporte devido ao seu crescimento popular, a profissionalização, a evolução da indústria por trás dele, fez com que ele entrasse em uma categoria sagrada, no futebol brasileiro como exemplo podemos ver essa categoria quando paramos para analisar as torcidas de um certo time, as musicas, a veneração que alguns torcedores demonstram para alguns jogadores é algo que podemos chamar de fanatismo, as doutrinas tanto de jogadores quanto de torcedores e também as superstições. Esses são alguns exemplos que as vezes não percebemos mas é algo que analisado profundamente está querendo ou não ligado a um certo tipo de religião. Em um processo evolutivo o esporte