SUS x NHS
Nome: Maria Fernanda Moreira
Nº: 13
A má alimentação dos jovens
Sumário:
Introdução: (4)
Como deve ser uma boa alimentação? (5)
Onde ocorre a má alimentação? (5)
Início da má alimentação (5-6)
Consequências da má alimentação (6-9)
Como cuidar e prevenir certas doenças causadas pela má alimentação (9-10)
A influência da propaganda na Alimentação (10)
Conclusão (11)
Fontes e Anexos: (11)
Introdução:
Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Apenas lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.
Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo o que resulta do processo de doença.
Como deve ser uma boa alimentação?
Uma boa alimentação deve ser equilibrada, isto é, haver pelo menos um de cada grupo alimentar: Energéticos, Construtores e Reguladores.
Onde ocorre a má alimentação?
A má alimentação ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos, por falta de alimentos; lixo de maus hábitos alimentares, na maioria das vezes por haver alimentos pouco nutritivos, como os fast-foods; e de falta de exercícios físicos.
Início da má alimentação
Adolescência é um período crítico para iniciar um vício em má alimentação. É muito comum os adolescentes contarem suas moedas e festejarem quando elas são suficientes para um "dogão" (um "dog" ou cachorro quente) e um guaraná. Um "dogão" é o exemplo mais apropriado para se ilustrar a alimentação que satisfaz e ao mesmo tempo é perigosa e enganadora. Cheio de molhos, maioneses, fritas e purês, o "dogão" tem as calorias de um churrasco