floculacao
Álcoois são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas (monoálcool, diálcool, etc.) e quanto a posição da hidroxila (primário, secundário, etc.).
O etanol é o mais comum dos álcoois, também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool (fórmula molecular: CH3CH2OH) é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. É conhecido principalmente como um componente essencial de bebidas alcoólicas. Também é utilizado como antisséptico em vários produtos, como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear.
Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, pode se comportar como ácido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente.
Materiais utilizados
1. Béqueres;
2. Provetas;
3. Bastão de vidro;
4. Pinça metálica;
1)Cadinho de porcelana;
5. Tubos de ensaio;
6. Vidro relógio;
7. Bico de Bunsen;
8. Tubo em U;
9. Solução de KMnO4 a 10%;
10. Solução de K2Cr2O7 1M.;
11. Álcool etílico;
12. Ácido acético;
13. Gasolina.
Procedimento
1. O experimento realizado foi divido em seis experiências.
1. Experimento 1:
Em uma proveta de 50 mL. foi colocado 20 mL. de água. Com o auxílio de outra proveta foi medido 20 mL. de álcool etílico, este foi adicionado, após medido, na proveta que continha água.
1. Experimento 2:
Semelhante ao experimento 1. O que diferenciou foi o uso da gasolina ao invés de água, ou seja, o procedimento 1 foi realizado novamente modificando o uso da água pela gasolina.
1. Experimento 3:
Não realizado
1. Experimento 4:
Em um tubo de ensaio foi colocado ≈ 2 mL. de solução de K2Cr2O7, em seguida foi adicionado ≈ 1 mL. de H2SO4 1:1 e logo após 5 gotas de álcool etílico.
1. Experimento 5:
Em um tubo de ensaio foi colocado 1 gota da solução de KMnO4 e adicionado 3 mL. de H2SO4 1:1 e em