A utilização de tecnologias ambientalmente saudáveis
O nosso planeta vive um momento de transição. Até bem pouco tempo, a extração de matérias primas e seu processamento eram feitos sem a devida preocupação com a sustentabilidade. Hoje em dia, novas tecnologias têm surgido de acordo com conceitos que se preocupam em manter um ambiente saudável.
As tecnologias ambientalmente saudáveis levam em consideração a ciclagem da matéria, em detrimento das velhas tecnologias, as quais consideravam a produção linear, e assim geram menos resíduos (poluindo menos) e poupam o meio ambiente de extrações desnecessárias.
A utilização deste tipo de tecnologia é importante principalmente em países em desenvolvimento, pois estes são os que mais possuem áreas que ainda não foram degradadas. Implantar uma tecnologia ambientalmente saudável em um país em desenvolvimento é estabelecer processos de produção sustentáveis em ambientes em que a preservação pode ser a solução tanto para o desenvolvimento social, quanto para o desenvolvimento econômico.
É necessário utilizar as tecnologias ambientalmente saudáveis, porém, como em toda utilização de conhecimento, é necessário levar em consideração os direito de patente. A tecnologia patenteada está disponível por meio do comércio e as atividades empresariais internacionais são um veículo importante para a transferência de tecnologia. O aproveitamento desse fundo comum de conhecimentos combinado com as inovações locais pode gerar a obtenção de tecnologias substitutivas. Além disso, importante são o fomento, a facilitação e o financiamento aos inovadores que promovam pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias ambientalmente saudáveis.
Uma das maneiras que o governo tem de apoiar a transferência de tecnologia é incentivando programas de incentivo e treinamento que produzam formas de tecnologias saudáveis aliadas as necessidades