Tecnologia e poluição
A crescente demanda por uma maior quantidade de bens e uma qualidade melhor dos serviços continuará a exigir que se explore o meio ambiente. Uma transformação só terá início com a conscientização e a organização da sociedade.
Entretanto, economistas e políticos ainda insistem na importância do crescimento econômico, o crescimento é essencial para que todos tenham oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, porem do que adianta melhorar nossa qualidade de vida com bens materiais e não ter água para beber, ter poluição no ar e nossos animais mortos de cede e de fome.
As relações entre organizações, pessoas e o meio ambiente são complexas. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em junho de 1972, em Estocolmo, que as questões relativas à proteção do meio ambiente estão se tornando mais e mais importante em qualquer projeto.
As novas tecnologias não apresentam somente conseqüências sobre a natureza do trabalho (pegar na mão uma peça metálica ou vigiar um robô que efetua este tipo de operação), mas exercem um impacto sobre a base de recursos naturais da civilização ao longo de todo o ciclo de exploração e extração de matérias-primas, sua transformação em produtos, consumo de energia, geração de resíduos, uso e eliminação dos produtos pelos consumidores. Tais impactos podem ser positivos, melhorando a qualidade de um recurso ou ampliando seus usos; ou podem ser negativos, devido à poluição causada pelo processo e pelo produto, ou ainda ao esgotamento ou deterioração dos recursos.
Nosso objetivo com este trabalho é identificar e alertar sobre as precauções que devemos ter, para que tenhamos um ótimo desenvolvimento tecnológico, porem sem poluir nosso planeta, pois se não for assim de nada adiantara sermos ricos em tecnologia.
Tecnologia, meio ambiente e a indústria
O setor industrial é, em grande parte, o responsável pelo desenvolvimento tecnológico mundial, com o objetivo de atender o mercado consumidor. Também é um