POLUI ES ASSOCIADAS A UM AUTOM VEL
SETOR DE TECNOLOGIA
Departamento de Engenharia Mecânica
POLUIÇÕES ASSOCIADAS A UM AUTOMÓVEL
Disciplina: TM124 -Engenharia Ambiental Laboratório de Acústica Ambiental.
Docente: Paulo Henrique Trombetta Zannin
Curitiba, 9 de junho de 2015.
1. Introdução
A poluição ambiental define-se algo lesivo ou destrutivo a um certo meio ambiente global, ecossistema ou nicho. Existem vários tipos de poluição, que podem ser facilmente detectada pelos sentidos humanos ou ser totalmente invisível.
Em geral, para os seres humanos, pode-se claramente definir os seguintes tipos de poluição ambiental: visual, sonora, atmosférica. Nos países desenvolvidos estes tipos de poluição foram muito mais contundentes nos últimos dez anos. A poluição atmosférica é a que mais tem incomodado a população devido ao crescente número de automóveis. Mas os automóveis não estão só associados à poluição atmosférica. Este texto permitirá ter uma visão geral sobre as poluições associadas à um automóvel.
2. Poluição Atmosférica
Como já foi descrito a pior poluição associada à um automóvel é a atmosférica devido aos motores de combustão interna que, basicamente, funcionam com combustível fósseis. Existem grandes esforços atualmente para reduzir este, tentando limitar os níveis de emissões de poluentes de automóveis. Órgãos controladores foram criados primeiramente em países desenvolvidos, que desenvolveram tecnologias como a injeção eletrônica. Atualmente, no Brasil, temos o Programa de Controle da Poluição Veicular (PROCONVE), que o principal objetivo era o de possibilitar a incorporação da tecnologia existente na época para redução de emissões – catalisadores e injeção eletrônica, por exemplo – nos carros novos vendidos no país. Em relação ao ajuste por tamanho de motor, os automóveis pequenos (1000 cc)- com a mais alta média de emissões em 1992- foram os modelos que implementaram o maior ajuste tecnológico. Suas emissões médias de CO,