Saúde da criança
UNINOVE
Rodrigues, Adriano – Graduando de enfermagem
Caldas, M.A.M - ProfessoraUNINOVE
Orientadora
_________________________________
Caldas, M.A.M. – Professora Orientadora adrianoalves@uninove.edu.br ______________________________ adrianoalves@uninove.edu.br Objetivo
Despertar e levar a conhecimento da comunidade acadêmica o quanto aos acidentes envolvendo crianças de 01 a 03 anos de idade.
Os acidentes, ou lesões não intencionais representam a
Mortalidade
principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil.
No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.
Estimativas mostram que a cada morte outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que irão gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras a essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 80 milhões são gastos na rede do SUS – Sistema Único de Saúde.
Conhecer as particularidades e diferentes características do desenvolvimento de uma criança também é um bom caminho para compreender a incidência de determinados acidentes neste processo. Com o passar do tempo, os pequenos passam a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais. Mas enquanto este processo não está completo, a criança fica vulnerável a uma série de perigos exigindo, portanto, cuidados especiais e atenção total. Veja os quadros ao lado.
A prevenção é a principal solução para a problemática dos acidentes, porém fazer dela uma medida efetiva, no Brasil, ainda permanece um desafio. Com a conscientização da sociedade, até
90% dos acidentes podem ser evitados com atitudes como: Ações
Educativas; Modificações no meio ambiente; Modificações de engenharia; Criação