Ibama
O IBAMA foi criado pela lei n° 7.735 do dia 22 de fevereiro de 1989, ele surgiu através da união de quatro grandes entidades daquela época, que eram designadas aos cuidados das áreas ambientais no Brasil, eram elas: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUPEDE) e finalmente o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IBDF). IBAMA é um órgão federal dotado de uma personalidade jurídica de direito publico, contendo autonomia administrativa e financeira, mas ainda não independente do Ministério do Meio Ambiente. Sua sede principal localiza-se em Brasília, mais há uma sede em praticamente todos os lugares do Brasil.
Ao longo de sua história o IBAMA vem enfrentando vários desafios, inserindo os temas ambientais no Brasil e no Mundo. Em 1992 foi criado o Ministério de Meio Ambiente, e durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ¬-¬¬ RIO 92- e foram lançadas três das principais Convenções Internacionais de Meio Ambiente: a de Mudanças Climáticas, da Diversidade Biológica e da Desertificação. Em 1997 foi aprovada a Lei das Águas, em 1998 a Lei dos Crimes Ambientais, em 1999 a Lei que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, em 2000 a Lei que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e em 2006 a Lei da Gestão das Florestas Públicas.
Em 1996 o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, uniu-se ao Ministério do Meio Ambiente como um de seus órgãos vinculados, em 1997 foi criado o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em 2000 a Agência Nacional das Águas, em 2001 o Conselho Nacional de Recursos Genéticos, em 2006 o Serviço Florestal Brasileiro e em 2007 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Em 2007 recebeu o prêmio Top of Mind do Jornal Folha de São Paulo, o maior prêmio brasileiro de pesquisa e retenção de marcas. Hoje o IBAMA possui credibilidade junto à sociedade, justamente pela seriedade com que sempre desenvolve