Futebol 7 society
As regras eram adaptadas do futebol, mas sem impedimento, com cobranças de faltas diretas de seu próprio campo como acontece ainda hoje. Havia somente uma área e suas medidas eram de 25x50 mts, dentro dos padrões da época.
O termo CAFÉ SOCIETY era uma expressão muito usada, e o comentarista Ruy Porto fez elogios quando soube de uma partida com altas personalidades da sociedade carioca, quando se referiu ao evento como um clássico “Futebol Society” . O comentário chamou a atenção de todos, e desde então o nosso esporte passou a ser chamado de Futebol Society.
O Country Clube da Tijuca (RJ) ocupa hoje o endereço do 1º campo, lá se realizaram diversas disputas e muitos clubes importantes do Rio de Janeiro participaram. Os cariocas criaram então, uma entidade estadual com a finalidade de dirigir este esporte em 1981, ainda com as mesmas características, inclusive com o mesmo tipo de bola.
Um outro estado, o Rio Grande do Sul, iniciou o movimento do chamado Futebol Sete, nome dado pelos gaúchos ao Futebol Society. Pois existiam dúvidas quanto a sua real origem, alguns diziam que ele se chamava Futebol Suíço e que nascera na cidade de Santana do livramento, divisa com o Uruguai, em 1965, indo para Santa Maria e depois para Porto Alegre. As primeiras disputas tiveram a participação de equipes do Uruguai, da cidade de Riviera. O movimento foi crescendo e em 1968 vários desportistas fundaram a Liga Santanense de Futebol Sete, em 1970 na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Este esporte implantou-se em 1980 com