meio ambiente
Os problemas ambientais provenientes do crescimento e desenvolvimento geraram preocupações distintas em diversos agentes, governos, indivíduos e organizações internacionais. Após a II Guerra Mundial ocorreu um surto de desenvolvimento acelerado tanto nos países desenvolvidos quanto nos países periféricos. Esse crescimento agravou problemas ambientais fazendo com que ultrapassassem fronteiras e dessa forma escapassem das ações e das políticas dos governos locais. Tardiamente a degradação ambiental foi percebida como um problema global, que atinge a todos e é consequência dos modelos desenvolvimentistas praticados nos Estados. Era necessário novos meios de intervenção para atingir o espaço internacional.
Desenvolvimento Sustentável
Com o fim da tumultuada década de 1960,seus mais altos ideias e visões começaram a ser colocados em praticas. Entre estes estava a visão ambiental- agora, literalmente, um fenômeno global. Enquanto a preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos continuou a crescer, em 1972 a ONU convocou a Conferencia das nações unidas sobre o ambiente humano, em Estocolmo.
O evento foi um marco e sua declaração final contem 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos. Ao abordar a necessidade de inspirar e guiar os povos do mundo para preservação e a melhoria do ambiente humano, o manifesto estabeleceu as bases para a nova agenda do sistema das Nações Unidas.
Em 1983, o Secretario Geral da ONU convidou a media Gro Harlem brundtland, mestre em saúde publica e ex primeira ministra da Noruega, para estabelecer e presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em abril de 1987, a comissão Brundtland, como ficou conhecida, publicou um relatório inovador.’Nosso Futuro Comum que traz o conceito de desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender