medicação
Indicações:
O Fenobarbital é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes, devido a sua capacidade de elevar o limiar de convulsão.
Efeitos colaterais:
-sonolência no início do dia;
-dificuldade em acordar e às vezes, dificuldade para falar;
-problemas de coordenação e equilíbrio, particularmente em idosos;
-raramente vertigem com cefaleia;
-distúrbios do humor;
Posologia:
2 a 3mg/kg/dia em dose única ou fracionada.
A posologia deve ser diminuída em pacientes portadores de insuficiência renal, insuficiência hepática, idosos e nos alcoólatras.
A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizadas somente após 15 dias de tratamento. Se clinicamente necessário, os níveis barbitúricos devem ser monitorizados em amostras sanguíneas coletadas preferencialmente pela manhã (geralmente entre 65 e 130μmol/l em adultos, ou seja, 15 a 30mg/l).
Fenitoina
Indicações:
Crises convulsivas epilépticas e parciais. Crises convulsivas por traumatismo craniencefálico, secundárias e neurocirurgia. Tratamento das crises convulsivas. Desde sua introdução até o momento numerosos aspectos de sua atividade terapêutica e tolerância pelo organismo têm sido estudados. Em decorrência disso, estabeleceram-se normas para sua administração, vigilância do aparecimento de efeitos secundários e indicações em algumas afecções não relacionadas com a epilepsia.
Efeitos colaterais:
Alterações no sangue; alterações psiquiatricas; ataxia; aumento da glicose no sangue; constipação; confusão mental; crescimento de pêlos no corpo e no rosto; dor de cabeça; dor no local da injeção; erupção da pele; fala enrolada; fibrilação ventricular; gengivite; insônia; lupus eritematoso; náuse; necrose epidérmica tóxica; nervosismo; osteomalácia; periartrite nodosa; queda da pressão arterial; tontura; visão borrada; vômito; síndrome de Stevens- johnson.
Posologia
O efeito da droga depende do estabelecimento de um teor