RELATÓRIO
MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
ARLEN RODRIGUES DO NASCIMENTO
FABIANO MARQUES LACERDA
JULIANO DOS SANTOS
MARCELO LIMA DA SILVA
TIAGO MEDEIROS DE AZEVEDO
VILMAR ROQUE FRANZOSI
RELATÓRIO TÉCNICO
CAXIAS DO SUL
Junho de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5 MASP 5
ETAPAS DO MASP 6
IDENTIFICAR PROBLEMA 8
OBSERVAÇÃO 8
ANÁLISE 9
PLANO DE AÇÃO 9
AÇÃO 10
VERIFICAÇÃO 10
PADRONIZAÇÃO 11
CONCLUSÃO 11
CICLO PDCA 12
PLANEJAR 12
FAZER 13
VERIFICAR 14
AGIR 14
5W1H 15
5W2H 17
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 21
ANEXO 22
AEtEtapa 8: Conclusão [editar] 11
INTRODUÇÃO
O aumento da competitividade nos diferentes mercados vem obrigando as empresas a desenvolverem diferenciais estratégicos para enfrentar novos desafios e as novas necessidades dos clientes. Assim torna-se necessário otimizar recursos e atividades, para com isso criar um modelo competitivo que as permita um melhor resultado. O MASP caracteriza-se pela racionalidade, objetividade e otimização, ou seja, é um método com caminhos lógicos e definidos, que prioriza dados e fatos em detrimento de opiniões e que procura o maior benefício ao menor esforço.
Trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionados a produtos, processos ou serviços, possuindo oito passos: Identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
O PDCA possui várias influências metodológicas do MASP, seu funcionamento é bem semelhante. Seu ciclo é planejar (plan), executar (do), verificar (check) e agir (act). Outro método que pode auxiliar o operador na hora de realizar a atividade é o 5W1H que é um plano de ação que ajuda o individuo a identificar e relacionar as atividades, como também o método 5W2H que é um checklist possibilitando