medicaçao
a administração de medicamentos e um dos procedimentos mais cruciais para a enfermagem. tao importante como ter conhecimento sobre os efeitos e reações que o medicamento pode causar, e necessário ter competência e habilidade para administrar tais medicações, passando assim para o paciente confiança e segurança, minimizando a ansiedade e aumentando assim a eficácia da medicação. para que sejam evitados erros ao administra medicações, deve-se conferir sempre os cinco passos certos para administração medicamentosa: paciente certo; medicação certa; dosagem certa; via de administração certa; horário certo.
· colocar a prescrição médica próximo ao recipiente de medicamentos sempre juntos na bandeja. nunca administrar medicamento com rótulo ilegível, sem rótulo ou vencido.
· não tocar com a mão em comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas. · identificar a seringa ou frasco via oral: quarto, leito, via, nome do medicamento.
· identificar o paciente antes de administrar o medicamento, solicitando nome e certificando-se da exatidão do mesmo, pelo prontuário. · também é de extrema importância observar a data de validade, já que medicamentos vencidos podem ser nocivos e/ou não atingirem seu real efeito. no preparo de medicações parenterais é importante observar a presença de reações medicamentosas e ainda observar os locais corretos e de volume suportável. por ultimo, vale a pena comentar a necessidade de manter uma técnica asséptica no preparo, levando em conta a importância das lavagens das mãos também a importância da anotação de enfermagem de reações adversas e recusa de medicações, além da checagem com identificação das medicações administradas.
vias de administração de medicamentos
via oral; via sublingual; via retal; via vaginal; via nasal; via ocular; via auricular; via tópica ou cutânea; vias injetáveis: intradérmica,