quimica
SITUAÇÃO DA SIDERURGIA NACIONAL.
Visão Geral do Setor Siderúrgico Mundial
O setor siderúrgico mundial é composto por centenas de instalações para a produção de aço e dividido em duas principais categorias, com base no método de produção utilizado: usinas integradas e usinas semi-integradas, algumas vezes referidas como “mini-mills”. Normalmente, as usinas integradas produzem aço fundindo em altos fornos, a partir do óxido de ferro extraído do minério de ferro e refinando o ferro em aço, principalmente por meio da utilização de fornos de oxigênio básicos ou, mais raramente, fornos elétricos a arco. As usinas semi-integradas produzem aço fundindo a partir da sucata de aço, ocasionalmente complementada por outros materiais metálicos, como ferro reduzido diretamente ou ferro comprimido a quente, em fornos elétricos a arco.
Nos últimos quinze anos, a produção anual de aço bruto cresceu de 728 milhões de toneladas em 1993 para 1.322 milhões de toneladas em 2007, um crescimento médio ponderado anual de 4,4%. Grande parte deste crescimento ocorreu a partir do ano 2000.
O principal fator responsável pelo aumento da demanda por produtos de aço tem sido a China. Em menos de três anos, a China tornou-se o maior mercado de aço do mundo, consumindo mais que os Estados Unidos e a Europa juntos.
A China está passando por um período de industrialização, com o lançamento de diversos projetos de infra-estrutura, bem como o desenvolvimento de um parque fabril importante, o que também contribuiu para aumentar a demanda por aço. Os preços do aço aumentaram nos últimos quatro anos e os produtores de aço buscaram responder à demanda crescente da China por produtos de aço com programas de investimento para aumentar a capacidade instalada. Atualmente, a China é o maior país produtor de aço, com uma produção de aço bruto de 489,2 milhões de toneladas em 2007.
A China vem aumentando sua produção, não obstante os esforços