educação inclusiva
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Apesar das leis que garantem o direito dos alunos com deficiência à educação, sabemos que 40% de todas as crianças e de todos os adolescentes que estão fora da escola são meninos e meninas com deficiência.
O Brasil só vai conseguir colocar todas as crianças na escola quando a educação for de fato inclusiva e a escola for realmente de qualidade para todos.
Fui até uma escola da zona rural do município de Euclides da Cunha no C.E.J.G.S onde entrevistei a professora Maria Macêdo Carvalho, onde a professora relata suas dificuldades, a mesma diz que trabalhar a inclusão de aluno portador de necessidades especiais dentro de uma classe regular é para ela um grande desafio. As dúvidas iniciais foram: Será que vou conseguir? Como vou trabalhar os conteúdos com ele e os demais? A única certeza que a professora dizia ter, era a certeza de que a inclusão deveria acontecer.
Uma grande preocupação foi atender a todos os alunos ao mesmo tempo, em que deveria atender a cada um respeitando suas características individuais.
E mais, dar atenção aos alunos em processo de inclusão. Durante esse Processo de inclusão eu tive momentos de muita angustia diz a professora; trabalhar com a inclusão fez com que eu mudasse todos os meus paradigmas e os recompensasse de uma nova forma, pois eu percebia que às vezes as minhas estratégias que sempre deram resultados, agora não mais serviam, e eu tinha que imediatamente encontrar uma outra forma para resolver aquele determinado fato.
Foi desafiante, porém foi uma experiência muito rica dessa professora.
Um fato destacado é que o aluno terminou o ano fazendo parte plenamente do grupo. E uma classe que crescerá sem qualquer preconceito, respeitando toda e qualquer diferença.
2 DESENVOLVIMENTO
Inclusão