A Tragédia dos Comuns
Garrett Hardin
Ao final de um artigo pensativo sobre o futuro da guerra nuclear, Wiesner e York
(1)concluiram que: "Ambos os lados na corrida armamentista são. . . confrontados com o dilema do constante crescimento de poder militar e cada vez menor a segurança nacional. É nosso julgamento considerado profissional que esse dilema não tem solução técnica.Se as grandes potências continuam a procurar soluções apenas nas áreas de ciência e tecnologia , o resultado será para piorar a situação. "
Gostaria de centrar a sua atenção não sobre o assunto do artigo (segurança nacional em um mundo nuclear), mas sobre o tipo de conclusão que chegaram, ou seja, que não há solução técnica para o problema.Uma suposição implícita e quase universal de discussões publicadas em profissionais e semi populares revistas científicas é que o problema em discussão tem uma solução técnica.A solução técnica pode ser definida como aquela que requer uma mudança apenas nas técnicas das ciências naturais, exigindo pouco ou nada no caminho da mudança nos valores humanos ou idéias de moralidade.
Em nossos dias (embora não em épocas anteriores)as soluções técnicas são sempre bem-vindas.Devido a falhas anteriores na profecia, é preciso coragem para afirmar que uma solução técnica desejada não é possível.Wiesner e York exibiram esta coragem; Em uma publicação a uma revista científica, eles insistiram que a solução para o problema não era para ser encontrada nas ciências naturais.Eles cautelosamente qualificaram suas declarações com a frase: "É nosso julgamento considerado profissional. . . . "
Se eles estavam certos ou não, não é a preocupação do presente artigo.Pelo contrário, a preocupação aqui é com o importante conceito de uma classe de problemas humanos que pode ser chamado de "nenhuma técnica de solução de problemas ", e, mais especificamente, com a identificação e discussão de uma destas.
É fácil mostrar que a classe não é uma classe nula.Lembre-se