A Toyota e as redes de aprendizado
POLYANE VELOZO OLIVEIRA
A Toyota e as redes de aprendizado
Resenha apresentada a disciplina Administração e Organização Contemporânea do Centro de Pós-Graduação das Faculdades ISEIB.
Professora: Helena Reis.
BELO HORIZONTE - MG
2013
A concorrência estimula os gestores das organizações a buscarem a melhoria continua em seus processos, com o objetivo final de captar cada vez mais clientes e fidelizar àqueles já conquistados.
Porém o cliente não é mais o único foco destas empresas, que buscam permanecer à frente no mercado, atualmente os fornecedores ocupam lugar de importância em seus planejamentos estratégicos, uma vez que, no processo de fabricação de um produto, a matéria prima utilizada, na maioria das vezes, determina se o mesmo será destaque diante dos produtos da concorrência.
A empresa japonesa Toyota já se conscientizou da importância do relacionamento com seus fornecedores e utiliza a ferramenta “kyohokai” para ganhar cada vez mais mercado através de vantagens competitivas sustentáveis. Por isso seus gestores dão grande importância às redes de compartilhamento do conhecimento.
Esta empresa faz questão de pesquisar previamente, escolher e acolher seus fornecedores, estimulando assim o compartilhamento de conhecimentos, criando redes para facilitar a todo o momento a troca de informações e diversas ferramentas necessárias para o entrosamento de ambas as partes.
Ser fornecedor da Toyota traz diversas vantagens, tais como: aumento considerável na produção por funcionário redução de estoques redução no numero de peças com defeito
Investir em melhores fornecedores faz com que os produtos e serviços da Toyota tenham um valor diferenciado, na maioria das vezes mais alto que os da concorrência, porém se faz jus, uma vez que a qualidade é vista pelas demais como padrão a ser seguido. Por isso a concorrência