Acad Mico
Atualmente, com a alta concorrência no mercado, as empresas e seus gestores buscam, cada vez mais, melhorar seus processos e produtos, visando captar novos clientes e fidelizar os clientes já existentes.
Porém, para permanecer no mercado, o foco não basta ser apenas nos clientes. Os fornecedores assumem uma importância grande nos planejamentos, devido ao material utilizado. A matéria prima que é usada para a confecção dos produtos define e caracteriza a qualidade e sucesso de vendas diante dos produtos e organizações concorrentes.
A empresa Toyota se conscientizou da importância do relacionamento com os fornecedores, além dos clientes, e utiliza uma associação chamada “kyohokai”, um tipo de reunião para ganhar vantagens competitivas no mercado. Os gestores da empresa prezam bastante por transferir conhecimento.
Pesquisar, escolher e acolher os fornecedores, são estímulos de compartilhamento de conhecimento. Criam-se redes para facilitar a todo o momento a troca de informações e diversas ferramentas para o entrosamento de ambas as partes (empresa/fornecedor).
Eles não se preocupam se o conhecimento vazará para os concorrentes, pois quando isso acontecer estarão um nível acima, são móveis, estão em constante crescimento e mudanças.
O compartilhamento do conhecimento, ser fornecedor da Toyota traz diversas vantagens, como: o aumento na produção por funcionário; reduz estoques; reduz peças com defeitos.
Investir em melhores fornecedores fez com que a empresa se destacasse nos produtos e serviços, foi um diferencial perante as outras empresas e aumentou a produtividade. Ao transferir o conhecimento para os fornecedores a Toyota ajudou a melhorar o desempenho deles e, por consequência, o seu próprio.
Esse aprendizado dinâmico, transmitido por redes de compartilhamento pode ser a única vantagem competitiva verdadeiramente sustentável da organização.
A Toyota atingiu a excelência na tarefa de transferir