Recebimento
As mercadorias recebidas do fornecedor são identificadas na área de recebimento de mercadorias por meio de notas de entrega e são comparadas aos pedidos no sistema que a empresa ultiliza.
As mercadorias recebidas são muitas vezes remanejadas para outros recipientes antes de continuar o processamento, por exemplo os alimentos ti Elas devem passar pela inspeção de mercadorias recebidas ou são preparadas para a armazenagem.
Há dois tipos de entrega por parte das transportadoras: toda a carga do veículo destina-se ao depósito (entrega única) ou, somente parte da carga destina-se ao depósito (carga fracionada) utilizada no setor de alimentos e bebidas com verduras que contém uma validade mínima. Do ponto de vista do recebimento, a diferença entre elas é que, no segundo caso, o veículo deve ser liberado antes do fim do recebimento para efetuar as demais entregas. Este fato impede a devolução de material avariado no ato do recebimento, prática comum em grandes centros de distribuição, o que sem o devido controle pode acarretar perdas e o profissional deve estar apto para quando chegar entregas como essa, sempre verificar na mesma hora todos os produtos e "prender" o entregador até se certificar de estar tudo certo.
Os procedimentos de segurança da portaria exigem o exame e registro dos documentos relativos às mercadorias, dados do veículo, motorista e pesagem e quem recebe deve ter conhecimento sobre esses procedimentos. Tais dados constituem o início de um conjunto sequenciado de atividades a serem executadas pelo motorista sob supervisão de um sistema de controle: processamento dos documentos das mercadorias embarcadas e pesagem, autorização para estacionamento numa doca, finalização do recebimento, pesagem e saída.
Fique também atento ao seguinte:
No recebimento a Nota Fiscal da Transportadora, o setor deve atender ao processo que a empresa adota: a) direto conferente b)pedido comprador x conferente c)nota cega.
-