RECEBIMENTO
O recebimento é o ato ou efeito de receber algo. Quando o mencionamos junto a área de logística, ele possui uma grande importância. No recebimento do material, o departamento de compras trabalha junto ao de logística e o de qualidade, pois é necessário verificar se as quantidades dos materiais comprados estão de acordo com o pedido de compra feito. Então é convocado ao departamento de controle de qualidade comparar as especificações determinadas e a qualidade dos produtos.
Somente após a conferencia da quantidade e qualidade do material, o departamento de compras autoriza receber. É interessante a empresa possuir uma área especifica para os produtos que ainda não foram dado entrada em estoque, pois os mesmos não podem ser comercializados enquanto não passar por o processo de conferencia. Isto evita confusões de venda de um produto que não foi dado entrada, além de evitar furo no estoque.
Somente após passar por todo este processo de conferencia para saber se esta tudo de acordo, que é realizado a entrada no estoque físico e contábil. Este tipo de procedimento é muito simples, mas é de grande importância dentro das empresas, pois através deles que é possível evitar prejuízos e transtornos na organização.
Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases:
1 fase – entrada de materiais;
2 fase – conferência quantitativa;
3 fase – conferência qualitativa;
4 fase – regularização;
Outro ponto importante no recebimento é o momento de entrega, onde o fornecedor deve ser tratado com um cliente, pois Assim os procedimentos podem ser bem mais aproveitados e eficientes gerando a rápida ação para todos os processos. Agilizando alguns processos como a entrada de veículos, comunicação eficiente entre portaria e recebimento e utilizar a maior redução dos processos burocráticos de entrada na empresa, entre outros.