a todas
Os recursos tecnológicos da sociedade pós-modernas mudaram para sempre a nossa concepção de tempo e espaço. Hoje é possível se comunicar com o mundo quase que instantaneamente, desde que tenhamos ao nosso alcance computadores “plugados’’ na grande rede mundial, a internet.
Com as influências dos novos meios, criados para facilitar a comunicação entre as pessoas, jovens e crianças foram os mais atraídos para fazer parte desse admirável mundo novo, prometido pelos meios eletrônicos, cedendo grande espaço em suas vidas práticas. Os jovens passaram a ser construtores do seu próprio conhecimento, utilizando-se desses meios, não só para se informar como também para se socializar. E diante de tanta facilidade de informação é inviável para os pais terem o controle em relação ao conteúdo ao qual crianças acessam.
Os meios de copmunicação irão se complementar, formando comunidades de interesse comum, com conteúdo em várias plataformas, seja ela a TV, o impresso, a internet ou o celular. E esses acessos a informação e a comunicação tem proporcionado aos jovens e crianças, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, auxiliando-os no exercício de suas estruturas cerebrais com maior intensidade, tornando-os mais inteligentes. Os videogames apresentam uma série interminável de desafios ao jogador, para alcançar os objetivos do jogo, ele é obrigado a todo instante a avaliar e organizar as informações disponíveis, priorizá-las e, baseado nelas, tomar decisões estratégicas de curto ou longo prazo e, segundo especialistas, os videogames também ajudam a preparar profissionais bem providos para o mercado de trabalho.
Diante de tudo isso, o que percebemos é que jovens e crianças parecem ser guiados pelos estímulos do mundo moderno contidos no novo meio, e são equipados com ferramentas úteis onde a educação fica mais completa e é feita uma melhor adaptação ao ritmo acelerado do mundo de hoje.