A Tica Na Advocacia Segundo Rui Barbosa
Thaís Luciany Bombassaro
A ÉTICA NA ADVOCACIA SEGUNDO RUI BARBOSA
Ponte Nova
2015
Thaís Luciany Bombassaro
A ÉTICA NA ADVOCACIA SEGUNDO RUI BARBOSA
Dissertação elaborada e apresentada à disciplina de Ética e Deontologia Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Professor Marcelo Mendonça.
Ponte Nova
2015
A Ética na Advocacia Segundo Rui Barbosa
A ética profissional consagra os valores que são extraídos do senso comum profissional, como modelares para a reta conduta do advogado, obrigando a todos os profissionais que bem querem exercer sua profissão.
Insta salientar que os deveres éticos consignados no Código de Ética e Disciplina da OAB não são recomendações de bom comportamento, mas normas que devem ser cumpridas com rigor, por força do artigo 33, da Lei n. 8.906 de 1994, sob pena de cometimento de infração disciplinar punível.
O Código de Ética e Disciplina da OAB foi publicado no Diário da Justiça em 01 de março de 1995, sendo nítida a influência de Rui Barbosa, que apresenta valiosas lições de Ética ao responder a consulta feita pelo Dr. Evaristo de Morais, estudante do curso de Direito que já se dedicava às atividades da advocacia.
O Dr. Evaristo de Morais viu-se diante de conflitos éticos e morais ao ser procurado para defender o Dr. Mendes Tavares, colega de escola de outros tempos, médico acusado de ser o mandante do assassinato do Capitão de Fragata Luís Lopes da Cruz. A esposa deste havia abandonado o lar para ficar com o amante, Tavares. O crime ocorreu em meio a um clima de tensão entre todos os envolvidos, em especial pelas cartas enviadas por Lopes da Cruz ameaçando o acusado de morte e o desafiando para um duelo. O crime gerou grande comoção na época. O noticiário da imprensa acabou por influenciar a opinião pública, que ficara do lado da vítima e abandonara Mendes Tavares à própria sorte, tido como pivô da