Plano De Marketing
Passo 1 e 2
De acordo com alguns especialistas um bom plano de marketing valoriza sua empresa independente de ser grande ou não, pois através do planejamento se controla os gastos e auxilia também nos registros das informações para aumentar o numero de vendas. É importante que se faça o registro de todas as informações à cerca de cada ação dentro da empresa, tendo ela dado certo ou não, para que essas sejam melhoradas ou ate mesmo modificadas.
No mundo globalizado em que vivemos ter um bom plano de marketing e bem definido pode fazer a organização obter mais vantagem frente ao mercado concorrente.
Em definição, podemos dizer que o plano de marketing nada mais é que uma ferramenta de estratégia gerencial, que se utiliza para identificar as forcas, fraquezas, ameaças e oportunidade que o mercado proporciona ao empreendedor e à organização, na busca de incentivar a estabelecer o conhecimento às necessidades e desejos de seus clientes/publico alvo, assim estipular metas e objetivos.
Segundo Philip Kotler (considerado o papa do marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir, soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KTLER, 2002).
Independente do tamanho ou tipo de empreendimento recomenda-se que o plano de marketing seja reformulado anualmente, baseando suas variáveis nos 4P´S do marketing: Produto, preço, Ponto e Promoção.
Produto: Ponto de partida (o mais importante do P´s)
Preço: o próprio nome já diz o que será cobrado pelo produto ou serviço
Ponto: o