T Cnicas E Defini Es
Mecanoterapia é a utilização de aparelhos mecânicos em diversas patologias e fisiologias. Suas realizações são de atividades físicas onde os exercícios são executados de forma ativo resistido com aplicações de forças externas mecânicas, com utilização de halteres, molas elásticos, polias entre outros aparelhos e modalidades, onde o objetivo é desenvolver restaurar e promover a manutenção da força M. melhorando a mobilidade articular flexibilidade e coordenação.
Mecanoterapia pode ser utilizada para reabilitação com ganho de massa e potência M. por ser diminuídas devido aos afastamentos de atividades físicas por motivo de lesões. Os exercícios de mecanoterapia são eficientes e aumenta a capacidade contrátil e o volume muscular esquelético, sua realização é contra resistência gradual no sistema de series e repetições suas cargas e amplitudes facilita as adaptações física para cada paciente, com ausência de dor durante as atividades permite um maior ganho de força M., consequentemente aumenta a estabilidade articular.
Objetivos da mecanoterapia
Estimular a atividade funcional dos aparelhos e sistemas, diminuindo os efeitos da inatividade;
Corrigir a deficiência do músculo ou grupos musculares;
Obter ou manter a amplitude articular e, consequentemente, um movimento mais funcional;
Estimular o paciente a usar sua capacidade adquirida, integrando-o na sua reabilitação
Exercícios passivo:
São produzidos por uma força externa devido ao relaxamento voluntário ou inatividade muscular, executa o movimento passivo através de um dispositivo mecânico que move uma articulação de modo leve e contínuo por uma ADM controlada. Previne aderências; Estimula regeneração de tendões e ligamentos; Favorece regeneração de incisões; Lubrificação de fluido sinovial; Previne efeitos degradantes da imobilização; Retorno a ADM normal;
Diminui dor pós-op.
Exercícios ativo
Exercício ativo: executa-se o movimento no aparelho mecânico com a ajuda do membro preservado,