A Tica De Arist Teles
A ética não é um conceito universal ou individual, mas coletivo, de um grupo ou comunidade. É um conjunto de ideias, leis ou princípios que estabelece noções mínimas de convívio em uma sociedade. Ela é fruto do seu tempo, na qual em cada época da história lhe foi atribuída uma definição ou conceito, com base na realidade humana naquele determinado período.
Aristóteles acreditava que a ética é reflexão da vida. Ou seja, é o pensamento que temos de nós mesmos e nossas ações. Na formulação de seus pensamentos, declarava que, o ser humano nasce com potencial, habilidades, essências, que são capazes de nos fazer crescer enquanto humanos. Isto por ele era chamado de virtudes, que podem ao longo da existência de cada um, ser atualizada, lapidada ou melhorada através das escolhas que temos que fazer quando nos deparamos com dilemas diários.
Usaremos como exemplo claro a ação de comer. Comer em excesso é maléfico, pode proporcionar inúmeros problemas. O mesmo acontece com seu extremo que é a alimentação precária, ou a falta de comida. Portanto a solução para este dilema, dizia Aristóteles, é percorrer o caminho do meio, evitando se desviar para os extremos, pois são prejudiciais.
Para ele isto é a busca pela excelência. Ela vem quando vivemos em equilíbrio, ou seja, quando mantemos a balança de cada virtude estática no meio, sem desequilibrar para nenhum dos lados.
Por isso ele relacionava o ser humano a uma árvore. Por que enquanto muda, a árvore tem potencial de crescer e se transformar numa grandiosa planta. Assim somos, seres virtuosos capazes de crescer em sua essência humana. A busca pelo aperfeiçoamento dá-se até o fim da vida. A ética nos da à opção de escolha, ela está intimamente relacionada com a liberdade. No último momento vivo ainda podemos decidir quais serão as nossas atitudes. Somos diferentes dos animais, pois eles nascem com suas ações relacionadas ao instinto que a natureza lhes deu, sem ser capazes de pensar sobre aquilo que