Filosofia da Pol tica de Arist teles
Atualmente, quando falamos de política, ja vem a nossa cabeça a imagem de partidos políticos e eleições. Porém, na Grécia antiga era diferente a política fazia parte da vida cotidiana de cada cidadão e os mesmos se envolviam em assuntos de interesses comuns.
Para Aristóteles a finalidade da política era propor felicidade e justiça, ou seja, um prolongamento da ética. A politica legisla oque devemos ou não fazer e a finalidade dela é o bem das pessoas e do Estado.
A justiça depende dos indivíduos. Um lugar onde há pessoas justas será um lugar onde a justiça prevalecerá.
Em uma de suas passagens Aristóteles diz: “O homem é um animal político”. Ou seja, o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a perfeição. Logo o homem é naturalmente político.
Há muitas formas de governo capazes de chegar a um bem comum segundo Aristóteles. Pela Monarquia que é quando apenas um homem tem o poder de governar, Aristocracia que é quando um grupo governa ou Democracia que é quando o poder está nas mãos do povo. Porém essas formas de governo podem sofrer um desvio e acabar se tornando Tirania (poder soberano usurpado e ilegal), Oligarquia (regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família) ou Demagogia (poder imoral exercido em nome das multidões).
Aristóteles preferia um sistema de governo chamado de “a politeia”. Um sistema em que o poder estaria nas mãos dos melhores cidadãos.