A terceira onda
Alvin Toffler
SUMÁRIO
1. Referências
2. Credenciais do Autor
3. 2.1. Outras Obras
3. Digesto (Síntese da Obra)
4. Conclusão do Autor
5. Fundamentação da Obra
6. Apreciação da Obra 6.1. Critica 6.2. Mérito 6.3. Estilo 6.4. Forma 6.5. Indicação
1. TOFFLER, ALVIN. The Third Wave (A Terceira Onda): tradutor João Tavora, 4ª Edição, Rio de Janeiro, RJ, Record, 1980.
2. O Autor é critico social conhecido internacionalmente por suas análises sobre as mudanças tecnológicas e sociais contemporâneas, esteva recentemente no Brasil a Convite da Associação Latino-Americana de Medicina Integral - ALAMI. Toffler, já beirando os 66 anos, mantém o carisma e a dialética lógica e acessível que o celebrizaram como um dos mais lidos analistas do século. A marca registrada de Toffler e da sua inseparável esposa e colaboradora Heidi Toffler é a metáfora das ondas para caracterizar as grandes mudanças sócio-econômicas da humanidade.
2.1. É autor ainda do célebre Best Seller O Choque do Futuro e de A Política da Terceira Onda, que podemos dizer uma continuidade interpretativa dos caminhos seguidos por suas teorias.
3. Toffler realiza sua obra de maneira metafórica, comparando as grandes revoluções do pensamento humano na área de administração do conhecimento, ou as revoluções econômicas, com o conceito físico de ondas. Primeira Onda ou Revolução Agrícola, onde a eficiência produtiva estava voltada ao plantio, com necessidades de gerenciamento e operacionalização mínimas. Foi a transformação do homem nômade e caçador no homem agrícola preso a terra, a qual surgiu 10 mil anos atrás, proporcionando o surgimento das grandes sociedades agrícolas do passado.
A segunda Onda ou Revolução Industrial, tem inicio no século XVII, com foco da industrial, modificando as relações agrarias através do grande aumento produtivo, a saída das pessoas do campo concentrando-se nas cidades, incorporando a mão de