Terceira onda
“Comunicar implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma contato. É uma ligação, transmissão de sentimentos e de ideias.” (MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2007. p. 27.)
A comunicação, a linguagem no contexto atual
O que mais se ouve, nos dias atuais, é que vivemos na sociedade do conhecimento, onde linguagem, comunicação significam poder. Para entender essa assertiva, é necessário compreender que estamos inseridos no contexto pós-Industrial. Estudemos, então, o que é o pós- Industrialismo, ou 3ª Onda, segundo Alvin Tofler, e a que tipo de sociedade, a que tipo de visão de mundo ele se relaciona, para entendermos, por exemplo, por que é tão importante saber se expressar verbalmente, principalmente nas organizações.
SUBSÍDIOS PARA REFLETIR ACERCA DO CONTEXTO PÓS-INDUSTRIAL
I. SOBRE AS ONDAS CIVILIZATÓRIAS
“Muitas das mudanças da atualidade não são independentes umas das outras. Por exemplo, o colapso da família nuclear, a crise global de energia, o advento do tempo flexível e o novo pacote de vantagens adicionais (...), tudo isso parece eventos isolados. A verdade, entretanto, é o inverso. Esses e muitos outros eventos ou tendências aparentemente desconexos estão inter-relacionados. São partes de um fenômeno maior: a morte do industrialismo e o advento de nova civilização.
(...) Até agora, a raça humana suportou duas grandes ondas de mudança. (...) A Primeira Onda de mudanças — a Revolução Agrícola — levou milhares de anos para acabar. A Segunda Onda — o acesso da Civilização Industrial — durou apenas uns poucos trezentos anos. A Terceira Onda traz consigo um modo de vida genuinamente novo, baseado em fontes de energia diversificadas e renováveis; em métodos de produção que tornam obsoletas as linhas de montagem de fábricas; em novas famílias não-nucleares; numa