A teoria
(O jovem e o contexto familiar)
Fernanda de Freitas
Flávia Oliveira
Juliane Santana
Mayara Moura
Itaperuna/RJ
Maio de 2014
FERNANDA DE FREITAS
FLÁVIA OLIVEIRA
JULIANE SANTANA
MAYARA MOURA
(O JOVEM E O CONTEXTO FAMILIAR)
Itaperuna/RJ
Maio de 2014
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 3
II. DESENVOLVIMENTO 4
III. COCLUSÃO 6
IV. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
I – INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir o jovem e o contexto familiar, sobre a visão de Silva Losacco, psicóloga psicodramatista, mestre em artes das ciências pela USP, doutorada em Serviço Social pela PUC-SP, e de outros autores. A família que cuida tem sempre o olhar sobre todos os membros com o afeto e o acolhimento necessário e indispensável de quem ama. O adolescente na sua fase que está a meio do caminho para se tornar um adulto é caracterizado pela postura de oposição à figura de autoridade, variação de humor e transformações orgânicas como mudança de voz, aparecimento de pelos enfim é um mundo em ebulição. Segundo a autora, (LOSACCO, Silva), entendemos por família a célula do organismo social que fundamenta uma sociedade. Locus nascendi das histórias pessoais, é a instância predominantemente responsável pela sobrevivência de seus componentes; lugar de pertencimento, de questionamentos; instituição responsável pela socialização, pela introjeção de valores e pela formação de identidade; espaço privado que se relaciona com o espaço público.
As mudanças são particularmente difíceis, mas o grande objetivo é demonstrar a questão do jovem e as transformações ocorridas no contexto familiar, à mudança dos laços familiares. Reconhecendo á realidade vivida pelos mesmos.
II- DESENVOLVIMENTO
A família exerce um importante papel sobre o adolescente e sobre o seu comportamento, entretanto devemos destacar que a mesma possui uma