A TEORIA NEOCLÁSSICA E OS DIAS ATUAIS
A Teoria Neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exagerado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. É uma Teoria q consolida a atuação do administrador e esta mais voltada para o porquê das atividades da empresa. É a teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos processos administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
Ênfase na prática da administração
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos, embora não se descuide de seus conceitos teóricos. Os autores neoclássicos buscam desenvolver os seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos
A Teoria clássica é uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma aparência mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e todos os de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.
Ênfase nos princípios gerais de Administração
Os administradores são essenciais a qualquer empresa dinâmica e bem-sucedida. São homens que devem planejar,dirigir e controlar as operações do negócio. Os aspectos básicos da administração são comuns a qualquer tipo de empreendimento humano.
Esses princípios gerais, apresentados de forma e conteúdos