fisica
*A solução aquosa do chá de repolho roxo- A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor amarelo bem clara (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas. A substância responsável por este comportamento é a cianidina, pertencente a família de substâncias conhecidas comoantocianinas.[3]
O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de muda de cor na presença de ácidos ou bases.(BRASIL).
A cor que enxergamos quando observamos uma substância ou material depende da energia absorvida ou liberada pelos materias ou substâncias. E isto ocorre porque os elétrons ao serem expostos à luz, absorvem energia na faixa de comprimentos de onda que coincide com a energia necessária para o salto nos subníveis de energia. As cores que enxergamos é a energia não absorvida pelas partículas das substâncias. E a conclusão a que chegamos é a de que a alteração da partícula pode implicar na alteração do comprimento de onda a ser absorvido ou emitido pelas partículas, conforme representação abaixo:
Observamos no experimento que a mudança de cor do extrato de repolho roxo na presença de alguns materiais ácidos ou básicos poderiam ser reversíveis pelo acréscimo de ácido à base ou de base ao ácido. Por outro lado a mudança de cor decorrente do acréscimo de água sanitária ao extrato de repolho roxo não era reversível, decorrendo as perguntas:
Observando a escala de pH construída, a coloração vermelha é para as soluções ácidas e à medida que aumentamos o pH a coloração se altera passando de vermelha, para rosa, lilás e atinge a coloração verde quando básica.
Vimos que o repolho roxo contém a antocianina que dependendo do PH base ou ácido muda de cor, quanto mais base azul, quanto mais ácido vermelho.
Os objetivos desta experiência foram alcançados com êxito, pois se conseguiu através de indicadores ácido-base, verificar o