A teoria das relações humanas
Turma: PNB
Texto: A teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas tem como objetivo principal enfatizar a relação que as pessoas tem dentro da empresa e como os fatores psicologicos e sociologicos podem influênciar no desempenho dos colaborados. Logo a teoria explica que os individuos de uma organização são motivados não pelo salário ou beneficios, mas sim pela participação grupal da organização como relações de simpatia, status no grupo e colaboração espontânea.
Alguns autores como Follet dizem que a empresa não é simplesmente uma unidade econômica, mas uma instituição social, sendo parte significativa da sociedade onde os contatos diretos entre pessoas interessadas e responsáveis é muito importante, o planejamento deve estar envolvido pessoas do trabalho desde o incio, que as relações devem ser recíprocas onde os elementos da organização devem estar mutualmente relacionados e o qual a coordenação deve ser um processo contínuo.
Barnard, fala sobre a cooperação na organização formal, afirmando que os individuos de uma organização não atuam isoladamente e sim conjuntamente tendo relações interpessoais entre os outros semelhantes.Para barnard a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas e que só existe uma organização se há colaboradores capazes de se comunicarem entre si, para curprir com tal ação.
A teoria de Lewin é o estudo dos pequenos grupos, centradas na coesão grupal, motivação, participação, processo decisório, produtividade, preconceitos, tensões, pressões e estilos de liderança. Ele afirma que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as percepções que o individuo tem de si mesmo e pelo ambiente psicologico.
E por último a experiência de hawthorne mostra que as organizações informais não são composta apenas por pessoas, mas sim pelo proprio conjunto das pessoas que se relacionam espontamente entre si,