A teoria da burocracia
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Teoria da Administração no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Mato Grosso, sob a orientação do Prof.º Elvys Ferreira de Oliveira.
CÁCERES - MT
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1.TAYLOR 5
2.TAYLORISMO 5
2.1 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR (1903) 5
2.2 SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR ( 1911) 6
3. ADMINISTRAÇÃO COMO CÍÊNCIA 8
4. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) 8
5. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 9
6. PONTOS CRÍTICOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Ao estudarmos Teoria Geral da Administração, nos deparamos com um dos principais precursores em eficiência e produtividade na história da administração que foi Frederic Winslow Taylor, que com seus estudos ainda em 1903, já evidenciava a padronização dos tempos e movimentos, a divisão de tarefas, os inventivos salariais e prêmio de produção, além das condições ambientais e do desenho de cargos e tarefas, entre outros.
Pretende-se aqui fazer uma análise das idéias de Taylor, descrever os princípios que ele estabeleceu a partir de suas pesquisas e divulgou em seus livros. Buscaremos analisar também as virtudes e os defeitos do modelo de administração proposto por Taylor.
1.TAYLOR
Frederick W. Taylor foi iniciador da eficiencia industrial, sendo chamado, com inteira justiça, “O PAI DA ORGANIZAÇÃO CIENTIFICA”. Contibuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.
Nascido em Filadélfia nos Estados Unidos, dia 20 de Março de 1856. Veio de uma familia simples de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Nos seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresáriais decorrentes da Revolução Industrial. Iniciou sua vida profissional como operário Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre, chefe de