A tecnologia e inovação como solução para o desenvolvimento sustentável
Samuel João
Argian Burg
Wagner Patrício
Evandro Ruthers
Conforme a comissão mundial sobre o meio ambiente, criado pela ONU com o objetivo de harmonizar as questões de desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Conforme o web site da Geocities, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia o uso de fontes não renováveis (petróleo, carvão e o gás natural) é o efeito estufa, pois estas fontes além de energia, geram grandes quantidades de vapor e dióxido de carbono, entre outros gases nocivos ao planeta que fazer por reter uma quantidade de calor maior em relação a que é irradiada pra o espaço, gerando um aquecimento gradual. Outro problema grave, oriundo do uso de fontes não renováveis, é a dependência econômica dos países não produtores das matérias primas, por exemplo, o que nesse caso é bom apenas para quem tem em abundância destas fontes.
[pic]
Figura 1: Esquema do efeito estuda
Fonte: http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufagasesde.htm Sabemos também que as reservas de fontes de energia não renováveis são finitas e o desenvolvimento de tecnologias com foco nas fontes de energia limpas e renováveis passam a ser um caminho sem volta. E é aí que encontra-se aberto um caminho vasto a se explorar visando o desenvolvimento sustentável, que atende a demanda de energia necessárias para gerar os bens ou riquezas que caracterizam o desenvolvimento e o bem estar de nós seres humanos. Más que barreiras passamos a enfrentar?
Como não é de hoje que se estudam todos os efeitos oriundos das emissões de gases poluentes, conseqüente aquecimento global, estudos de tecnologias viáveis e assim por diante, o que