O cisne negro
O filme narra os bastidores da produção de balé O Lago Dos Cisnes ,que conta a história de uma garota pura,frágil,meiga e angelical que é aprisionada no corpo de um lindo cisne branco.A única maneira de libertar-se como desejava ,era conhecendo o verdadeiro amor .Quando estava prestes a ouvir do príncipe a declaração,sua irmã gêmea o cisne negro toma seu lugar,engana e seduz o príncipe.Sem saber como lidar com os fatos o cisne branco pula de um penhasco,encontrando na morte sua liberdade.
Interpretando esta historia temos Nina, uma jovem bailarina que busca a perfeição, de personalidade dócil ,previsível,reprimida, frágil ,com déficit nas relações interpessoais e completamente submissa aos controle e desejos de sua mãe, ela dedica-se exaustivamente aos treinamentos para conseguir uma vaga na nova temporada do balé. Sua mãe é uma ex bailarina frustrada profissional e sentimentalmente, que joga na filha a culpa por seu fracasso profissional alegando que ao optar pela gravidez ficou impedida de retomar a profissão. Ela tenta realizar-se na filha e para isso exerce sobre ela total domínio, promovendo o isolamento social e impedindo o vinculo afetivo.
O produtor da nova temporada de O Lago dos Cisnes procura na companhia que Nina faz parte uma bailarina capaz de substituir Beth protagonizando os cisnes branco e negro,duas personalidades antagônicas numa mesma pessoa. Detentora de uma personalidade forte Beth era definida pelo produtor Leroy como uma mulher intensa, impulsiva ,ele a chamava de minha princesinha .Ao saber que não seria mais a protagonista Beth sem saber como lidar com o fato joga o desejo recalcado no corpo e se atira na frete de um carro causando fraturas e ferimentos em suas pernas,seu principal instrumento de trabalho. Durante os testes o produtor afirma para Nina que se precisasse apenas de um cisne branco ela seria perfeita,todavia ele precisava de alguém que vá além ,estimulando-a a lutar pelo