salvar o planeta
Escola DE negócios
CURSO DE pós graduação em controladoria e finanças
Salvar o planeta: um desafio, duas estratégias
londrina
2014
SUMÁRIO
1 Introdução
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre duas teses, uma escrita por Thomas Malthus e outra por Robert Solow, dois pontos de vista totalmente opostos, mas com grandes probabilidades de contribuir para solução dos problemas atuais, a sustentabilidade.
2 O MUNDO SEGUNDO THOMAS MALTHUS
Thomas Robert Malthus (1766-1834), foi um economista britânico considerado o pai da demografia por ter desenvolvido sua teoria para controle do aumento populacional, conhecida como malthusiana. Concluiu em suas pesquisas que o aumento da produção alimentícia, as melhorias implementadas nas condições de lazer e no saneamento básico, além do benefício da revolução industrial fizeram com que a taxa de mortalidade diminuísse e a taxa de natalidade aumentasse e que dobraria o crescimento populacional entre os anos de 1650 e 1850.
Em 1798, preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica uma série de ideias alertando sobre a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com o crescimento demográfico do planeta. Afirmava que o crescimento da população ocorreria em progressão geométrica (exponencial), já a produção de alimentos iria crescer em progressão aritmética (linear). A consequência inevitável dessa proporção, seria uma crescente miséria das grandes massas de população, causando pobreza extrema e fome permanente caso não houvesse um controle imediato da natalidade.
Recentemente a teoria Malthusiana voltou ao centro das atenções, mas não restrita à falta de alimentos, mas sim que a elevação da produção e da oferta de serviços e o consumo com maior rapidez, irá esgotar o