matematica
A educação é um processo de socialização e aprendizagem encaminhada ao desenvolvimento intelectual e ética de uma pessoa.
O ensino, portanto, é tarefa preponderante das instituições de ensino, que trabalharão no processo de formação escolar, com alunos, professores, conhecimentos e métodos.
Enquanto a educação pode se processar tanto de forma sistemática como assistemática, o ensino é uma ação deliberada e organizada. Ensinar é a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos.
2. Conceito de Didática
Didática, significa simplesmente ensinar, explica e instruir ao aluno com técnica de explicação para melhor formação do mesmo, nos âmbitos de estudos ao que se a proposto no geral, a didática é uma disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem , que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
3. Evolução histórica da Didática
Da antiguidade até o início do século XIX, predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar.
A evolução histórica da didática está relacionada com a evolução histórica da própria educação.
Apresentamos a seguir alguns dos filósofos e educadores que refletiram sobre o conhecimento e elaboraram teorias sobre o ato de conhecer, que repercutiram no âmbito da Pedagogia.
SÓCRATES (século V a.C.)
Sócrates afirmava que os mestres devem ter paciência com os erros e as dúvidas de seus alunos, pois é consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.
JOÃO AMOS COMENIUS (1592-1670)
Segundo Comenius concordava com os educadores medievais na concepção dos fins da educação, mas diferenciou-se deles na concepção dos meios através dos quais a educação se processaria.
Para ele, os jovens deveriam ser educados em comum e por isso eram necessárias as escolas. Os jovens de ambos os sexos deveriam ter acesso à