Vale do rio doce
A inovação está presente em milhares de produtos e ações do nosso dia a dia? Do Post-it que usamos para deixar recados às formas e tecnologias de interação (celulares, e-mails, redes sociais), tudo isso já foi apenas uma ideia na cabeça das pessoas, surge da necessidade de aperfeiçoar e melhorar alguma prática, seja ela ligada a tecnologia, processos, gestão ou modelos de negócio.
O Manual de Oslo, principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria, define Inovação da seguinte forma: “Inovação consiste na transformação de uma ideia em produto(s), serviço(s) ou processo(s), novo ou melhorado, cuja aplicação ou introdução no mercado gera valor adicional. Este valor pode ser econômico ou socioambiental”.
Em tempos de crise, a sobrevivência das empresas depende, sobretudo, da habilidade de competirem de forma bem sucedida no mercado global. Para serem competitivas, as empresas precisam cada vez mais inovar - já que inovação é primordial para ganhos competitivos, promover mudanças evolutivas e se adaptarem permanentemente às mudanças do ambiente. Apesar de a inovação ser uma atividade que tem como características a incerteza e o risco, ela é primordial para o salto qualitativo das empresas. Então mãos à obra, ou melhor, à inovação.
Para àVale, ser inovadora significa reinventar perenemente seus negócios, contribuindo para a rentabilidade pela agregação de novas fontes de receitas, pela redução de custos e também pela atuação sustentável no negócio da mineração ou até mesmo nas comunidades. Assim, a Inovação traz sustentabilidade para o negócio, melhorando o desempenho da empresa e posicionando-a para novas oportunidades.
Desenvolvimento
Criada pelo governo brasileiro em 1942 como Companhia Vale do Rio Doce, foi privatizada em 1997 e hoje é uma empresa global, atuando com escritórios, operações, explorações e joint