Funções sintáticas no período simples
Analisar sintaticamente os períodos simples, constituídos de apenas uma oração, significa, antes de tudo, identificar os termos responsáveis pela estruturação interna das orações. Os termos das orações costumam ser classificados em essenciais, integrantes e acessórios.
TERMOS ESSENCIAIS
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado, pois deles resulta a estrutura básica das orações da língua.
TERMOS INTEGRANTES
Os termos integrantes da oração são os que integram ou complementam o sentido de determinados nomes e verbos. São termos integrantes os complementos verbais (objeto direto e indireto), o complemento nominal, e o agente da passiva.
• Complemento verbal: diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto.
Objeto direto: completa o sentido do verbo sem o uso de preposição.
EX: O cachorro matou o rato. (o rato – objeto direto; núcleo - rato)
Objeto indireto: completa o sentido do verbo transitivo com o uso de preposição. EX: Entregaram-lhe aquela correspondência que enviei a ti?
Temos por definição de objeto o termo da oração que sofre a ação do sujeito expressa pelo verbo e complementa o sentido deste verbo transitivo.
• Complemento nominal: é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Obj. direto complemento nominal
EX: Faça uma rápida leitura do texto.
• Agente da passiva: Nela o sujeito torna-se paciente, isto é, ele sofre a ação expressa pelo fato verbal. Vejamos:
EX: A notícia foi lida pelo repórter. sujeito paciente verbo na voz passiva
Podemos perceber que o agente, neste caso, foi o repórter, que praticou a ação de ler a notícia.
A voz passiva apresenta-se em dois aspectos:
Voz passiva sintética – Formada por um verbo transitivo