Empreendedorismo - inovação sustentável
Escola de Ciências Económicas e das Organizações
Empreendedorismo: Práticas de Inovação Sustentável
Introdução
A Sustentabilidade Empresarial é já uma realidade reconhecida e assumida pelos vários intervenientes na gestão e análise empresarial, sendo considerada como de extrema relevância para a o início, sobrevivência e competitividade das empresas a longo prazo. No meio académico é considerada como uma linha de investigação atual e em crescente desenvolvimento.
Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo analisar os conceitos de inovação e sustentabilidade e abordar a temática das organizações inovadoras sustentáveis. É, então, abordada a relação entre sustentabilidade e inovação, destacando a importância de a empresa inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade – social, ambiental e económica.
Inovação sustentável
A inovação é essencial para a criação de uma sociedade humana sustentável. Enquanto sociedade, não seremos capazes de ter sucesso na criação de um mundo sustentável, se nos preocuparmos somente em ser mais eficientes naquilo que já fazemos.
No entanto, as tecnologias inovadoras são descobertas, desenvolvidas e comercializadas num ambiente que engloba os mercados, cadeias de fornecimento e redes de distribuição, a par de várias tendências perturbadoras social e ambientalmente: ecossistemas e sistemas de apoio social ameaçados, um distanciamento cada vez maior entre ricos e pobres, falta de acesso às verdadeiras fontes e formas de conhecimento, mesmo estando inseridos num mundo pleno de informação e de grandes preocupações com os efeitos da globalização.
Será que a inovação e a tecnologia podem fazer parte da solução para reverter estas tendências negativas? Se assim for, como deve o mundo empresarial atuar para que a inovação tenha um impacto positivo sobre estas tendências e, simultaneamente, crie valor acrescentado para as empresas?
As empresas, que