A Tecnologia na Produçao
A tecnologia pode apresentar-se como:
Tecnologia explícita - aquela que existe como conhecimentos ou habilidades de pessoas ou que está expressa como informações contidas em documentos tais como relatórios, patentes, projetos, desenhos etc.
Tecnologia implícita - aquela que se acha incorporada a bens ou serviços. Ex: um simples fio de cobre tem incorporado diversas tecnologias: de mineração, de beneficiamento de minérios, de produção e refino de cobre, de trefilação, de proteção superficial etc.
Os conhecimentos científicos são considerados patrimônio da humanidade, sendo divulgados abertamente, ao passo que aqueles obtidos no campo da tecnologia têm valor comercial.
Já se disse que a tecnologia é uma mercadoria, tanto que ela é produzida, na maior parte das vezes, intencionalmente, tem proprietário (através dos privilégios de patente), é vendida, cedida e até mesmo copiada, falsificada, roubada e contrabandeada, e os centros de pesquisa tecnológica foram chamados de “fábricas de tecnologia”.
PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO
O processo de reestruturação produtiva pelo qual o Brasil está passando atualmente, foi iniciado na década de 1950 por ocasião do crescimento acelerado da capacidade do setor produtivo de bens de capital e bens de consumo duráveis. A década de 1970 foi marcada pela grande expansão industrial e teve forte impacto no início nos anos de 1990, no governo Fernando Collor de Mello. Esse processo foi alavancado pelos novos padrões de competitividade internacional, bem como pelo conjunto de mudanças econômicas,