Tecnologia da produção
Todas as empresas utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas operações e realizar sua tarefa.
A tecnologia adotada pode ser rudimentar ou sofisticada.
Mas, todas elas dependem de um tipo de tecnologia ou de uma matriz de tecnologias para poderem funcionar e alcançar seus objetivos.
• A Tecnologia representa todo o conjunto de conhecimentos utilizáveis para alcançar determinados objetivos, e se compõe tanto de aspectos físicos e concretos (hardware) como de aspectos conceituais e abstratos (software), podendo estar ou não incorporada em máquinas, equipamentos ou produtos. É basicamente o conhecimento de como fazer as coisas para alcançar objetivos humanos.
A tecnologia pode apresentar-se como:
• Tecnologia explícita - aquela que existe como conhecimentos ou habilidades de pessoas ou que está expressa como informações contidas em documentos tais como relatórios, patentes, projetos, desenhos etc. • Tecnologia implícita - aquela que se acha incorporada a bens ou serviços. Ex: um simples fio de cobre tem incorporado diversas tecnologias: de mineração, de beneficiamento de minérios, de produção e refino de cobre, de trefilação, de proteção superficial etc.
Os conhecimentos científicos são considerados patrimônio da humanidade, sendo divulgados abertamente, ao passo que aqueles obtidos no campo da tecnologia têm valor comercial.
Já se disse que a tecnologia é uma mercadoria, tanto que ela é produzida, na maior parte das vezes, intencionalmente, tem proprietário (através dos privilégios de patente), é vendida, cedida e até mesmo copiada, falsificada, roubada e contrabandeada, e os centros de pesquisa tecnológica foram chamados de “fábricas de tecnologia”.
PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA PRODUÇÃO
O processo de reestruturação produtiva pelo qual o Brasil está passando atualmente, foi iniciado na década de 1950 por ocasião do crescimento acelerado da capacidade do setor