Tecnologia de produção
Fazer uso da tecnologia avançada ou high-tech significa aplicar as mais recentes descobertas científicas ou da engenharia ao projeto de processos de produção. Nova tecnologia pode significar uma ampla variedade de avanços tecnológicos ou da engenharia. Adicionalmente, nova tecnologia de produção quase sempre significa que uma tecnologia de informação foi integrada aos processos de produção.
No passado, automação significava a substituição de esforços humanos por esforços de máquinas, mas a tecnologia de produção há muito superou esse antigo conceito. O uso do termo automação significa atualmente integrar uma ampla variedade de avançadas descobertas de informações e engenharia nos processos de produção para fins estratégicos.
Proliferação da Automação
As companhias americanas estão investindo enormes somas de dinheiro em projetos de automação de fábricas, mas ainda estão atrás de muitas fábricas japonesas em algumas indústrias. Os fabricantes americanos se atrasaram em reconhecer os amplos benefícios da automação. O princípio, pareciam pensar que a principal vantagem da automação eram economias de custo de mão-de-obra. As empresas americanas tendiam a deslocar a produção para o exterior: para Taiwan, Coréia, México e outros países em custos de mão-de-obra mais baixos, em vez de investir em projetos de automação em suas próprias fábricas. A busca de custos de mão-de-obra mais baixos no exterior resultou na transferência de tecnologia antiga para o exterior, em ficarem presos a taxas de câmbio desfavoráveis e no fracasso das empresas americanas em avançar suas tecnologias de produção.
Durante certo tempo, portanto, os fabricantes americanos colheram economias de mão-de-obra a curto prazo, mas sacrificaram a oportunidade de obter as muitas vantagens de desempenho de longo prazo oferecidas pela automação.
Hoje muitos projetos de automação visam não somente obter economias de custo de mão-de-obra, mas